Manejo sustentável de madeiras

Manejo sustentável de madeiras

Uma definição mais precisa de manejo se encontra no próprio decreto que regulamentou a exploração das florestas da Bacia Amazônica (Decreto nº1.282, de 19.10.95). Neste documento, o termo manejo florestal sustentável é definido como administração de floresta para a obtenção de benefícios econômicos e sociais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema. Esta definição deixa claro que para ser sustentável, o manejo deve ser economicamente viável, ecologicamente correto e socialmente justo.

A exploração dos recursos naturais é fundamental para a economia, o desenvolvimento local e para a produção que deve ser conduzida de maneira sustentável a fim de evitar o desmatamento, provocando danos não só na fauna e flora existente mas também a nível social e cultural.

Atualmente a a legislação brasileira é bem formulada quanto a exploração de madeiras, porém a ineficiência do poder público e as fiscalizações acabam ameaçando todos os dias esse recurso natural tão importante. Nós prezamos pela origem sustentável das madeiras que comercializamos, trazendo toda segurança e sustentabilidade aos nossos clientes.